A empresa francesa de carga Grain de Sail revelou os seus planos mais ambiciosos até ao momento para um navio de carga à vela significativamente maior.
Com o projeto que prevê capacidade de 200 TEU ou 2.800 toneladas, a empresa informa que alcançará escala significativa para suas operações como parte de um plano que prevê até quatro navios até 2027.
O plano de construção do "Grain de Sail III" prevê um porta-contentores com maior capacidade de fazer a travessia do Atlântico em cerca de 13 dias. A embarcação funcionaria inteiramente com energia eólica, excepto nas manobras portuárias e de canal, e a bordo teria uma caldeira a pellets de madeira para fornecer calor e água quente para a tripulação. “Com a Grain de Sail III, demonstramos as nossas ambições e fortalecemos a nossa liderança no segmento de transporte marítimo descarbonizado”, afirmou Oliver Barreau, cofundador e presidente da Grain de Sail.
O projeto prevê uma embarcação com 110 metros de comprimento, três mastros e grandes velas rígidas. Em escala, a empresa destaca vantagens significativas para a operação de carga à vela. O projecto representa uma redução da pegada de carbono em mais de 90%, com emissões entre 1 e 2 gramas de CO2 por toneladac de carga transportada por quilómetro percorrido. Afirmam que será de 10 a 20 vezes menor que a frota actual.
A empresa quer lançar o projecto até 2027.
Sem comentários:
Enviar um comentário