A navegação internacional foi avisada de que os piratas da Somália provavelmente estão de volta à caça de alvos no Oceano Índico.
Ao que tudo indica, 13 piratas armados partiram de Ceel Huur, perto de Hobyo, na Somália, e estão no Oceano Índico, de acordo com a força naval da União Europeia na região e também com os especialistas em segurança EOS Risk Group, marcando o primeiro barco pirata voltar ao mar desde o início de junho.
“Todos os navios são aconselhados a proceder com cautela e reportar qualquer atividade suspeita”, alertou ontem o Centro de Segurança Marítima – Corno de África (MSCHOA). Os piratas somalis estiveram inactivos durante vários anos, até ao sequestro do navio pesqueiro Almeraj 1, de bandeira iraniana, no final do ano passado, quando a actividade começou a aumentar novamente.
A UKMTO - Centro de operações comerciais marítimas do Reino Unido informou que o navio graneleiro de bandeira chinesa Huan Hang 99 foi abordado ao sul de Adem, no Iémen por cinco pequenos navios e que a sua equipa de segurança a bordo disparou tiros de advertência.
Só ainda não é claro se os navios envolvidos vieram do Iémen ou da Somália.
Sem comentários:
Enviar um comentário