quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

IMO: Secretário-Geral discutiu questões marítimas com a UE.


Numa série de reuniões realizadas em Bruxelas, Bélgica, o Secretário-Geral da IMO, Arsenio Dominguez, abordou preocupações marítimas cruciais com representantes da União Europeia, de acordo com o comunicado da IMO. 

Entre as discussões, o Sr. Dominguez reuniu-se com o Director Geral de Navegação da Bélgica, Sr. Peter Claeyssens, com foco na situação no Mar Vermelho. Enfatizar a protecção dos marítimos, a liberdade de navegação e a desescalada na região eram prioridades fundamentais. 

As reuniões com a Sra. Magda Kopczynska, Directora Geral da DG MOVE da Comissão Europeia, centraram-se na implementação da Estratégia IMO de 2023 para reduzir as Emissões de Gases de Efeito Estufa provenientes do Transporte Marítimo. 

As questões de segurança também estiveram na ordem do dia, juntamente com os preparativos para a entrada em vigor da Convenção Internacional de Hong Kong para a Reciclagem Segura e Ambientalmente Correta dos Navios, em junho de 2025. 

Dominguez expressou a sua gratidão à Comissão Europeia e à UE pelo seu apoio financeiro contínuo aos projectos executados pela IMO, incluindo projecto da GMN -  Rede Global de Centros de Cooperação Tecnológica Marítima e o "Programa Regional para a Segurança Marítima no Mar Vermelho" financiado pela UE. Região". 

Nas discussões com deputados do Parlamento Europeu, incluindo os da Comissão dos Transportes e Turismo e da Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar, o foco foi no alinhamento das medidas europeias de redução de GEE com os instrumentos da IMO. A adopção de medidas de médio prazo pela organização também foi destacada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Maersk com novo porta-contentores de combustível duplo de metanol

O navio é uma dos 18 porta-contentores de metanol de combustível duplo encomendadas pela Hyundai Heavy Industries em Ulsan, Coreia do Sul.  ...