O jovem inventor irlandês Fionn Ferreira desenvolveu uma solução inovadora para combater os microplásticos presentes nos oceanos. Utilizando um composto chamado de "ferrofluido", conseguiu atrair e remover de forma eficiente, essas partículas da água utilizando para o efeito, um íman.
Os resultados foram impressionantes, com uma taxa de eficiência de 87%. A sua invenção foi premiada na Feira de Ciência do Google, rendendo a Ferreira o primeiro prémio e bolsa de estudos de 46 mil euros.
A invenção de Ferreira não está circunscrita ao laboratório. Continua trabalhando num dispositivo que utiliza o mesmo método de extracção magnética para capturar os microplásticos nas canalizações, possibilitando a sua implementação em residências e navios.
Com a comercialização dos dispositivos em dois anos, Ferreira visa combater o problema crescente da poluição por plásticos nos oceanos.
A presença de plásticos nos oceanos é um grave problema ambiental. Estima-se que cerca de dez milhões de toneladas de plástico, incluindo os microplásticos, são despejados nos oceanos todos os anos. Esses resíduos, uma vez na natureza, demoram mais de 400 anos para se decomporem. Com a previsão do aumento na produção de plásticos, a situação pode piorar ainda mais, a um nível catastrófico.
Sem comentários:
Enviar um comentário