O Presidente da AICEP, Filipe Santos Costa, participou ontem no evento "Industry Day" com a Damen, uma iniciativa conjunta da AICEP, idD Portugal Defence, AED Cluster Portugal, que destacou Portugal como um Importante destino para o Investimento Direto Estrangeiro (IDE) dentro da União Europeia, sendo exemplo disso a entrada de novos investidores do sector marítimo no mercado, como a Brunswick Boat Group e a Groupe Beneteau.
"O stock de investimento directo estrangeiro em Portugal (IDE) atingiu um nível recorde no final de 2023, tendo chegado a 73% do PIB nacional. Muitos projetos de investidores estrangeiros e elevado valor acrescentado têm sido angariados pela AICEP para Portugal, contribuindo para alterar o panorama económico nacional, em linha com os objetivos de transição energética e transformação digital", sublinha Filipe Santos Costa.
Além disso, "a propensão de Portugal para a digitalização, tecnologias de ponta para navios e cibersegurança, combinada com a aposta na sustentabilidade, desde materiais avançados e estruturas leves, até eletrificação e combustíveis verdes, alinha-se com as tendências globais da indústria naval, onde a cooperação internacional entre construtores navais e parceiros da cadeia de valor é fundamental para moldar o futuro. Um futuro que inclui Portugal".
O Dia da Indústria com a Damen reuniu mais de 70 entidades do sistema científico e tecnológico, empresarial e associativo nacional, e contou com a participação do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo, do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, do Secretário de Estado da Defesa Nacional, Carlos Pires, Annelies Damen, Membro do Conselho da Damen, Carlos Felix, Presidente da idD Portugal Defence, e de José Neves, Presidente da AED Cluster Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário