Os EUA e o Reino Unido lançaram durante a noite, ataques aéreos contra posições dos rebeldes Houthis no Iémen, apoiados pelo Irão, naquela que é uma escalada "perigosa" da tensão naquela região do Mar Vermelho.
Após uma série de ataques de rebeldes nos últimos tempos, estes raides, são vistos como uma retaliação, após toda a perturbação ao tráfego marítimo no Mar Vermelho.
Os ataques das forças dos norte-americanas e britânicas foram confirmados à Bloomberg por um oficial norte-americano. A ofensiva ocorre horas depois do Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken ( que tem estado activo e presente na região), ter terminado um périplo pelo Médio Oriente em que abordou não só o conflito entre Israel e o Hamas mas também tentou cativar apoio regional para uma resposta mais agressiva e contudente contra os rebeldes Houthis.
Rishi Sunak, Primeiro-Ministro Britânico já tinha autorizado a participação de militares britânicos em acções conjuntas contra os rebeldes Houthis.
A tensão na região aumentou e o facto do Irão ter capturado um petroleiro que transportava crude oriundo do Iraque, agravou a resposta.
Sem comentários:
Enviar um comentário