A Directora-Geral de Política do Mar, Marisa Lameiras da Silva, recebeu o Conseiller Action de l´État en mer, da Secrétariat général de la mer - Première ministre (SGMer), Eric de Beauregard, para uma reunião de trabalho em que foram abordadas diversas questões relacionadas com o projecto CISE-Alert, a economia azul, a política marítima integrada e as estratégias regionais para as bacias marítimas.
Participaram ainda neste encontro Florence Wagner e Linda Bama Tandia, da delegação da SGMer, e Sandra Cruz, Sandra Silva e Ricardo Veloso Carvalho, da DGPM - Direção-Geral de Política do Mar.
O projecto CISE-ALERT, pretende lançar o Ambiente Comum de Partilha de Informação (CISE) como uma ferramenta operacional para aumentar a interoperabilidade e cooperação entre os actores da UE envolvidos em missões de vigilância marítima, reforçando a partilha de informação.
O projecto é construído em torno de duas ideias principais:
1 - Testar o CISE num ambiente real / operacional;
2 - Assegurar a existência de dados, serviços e um maior número de participantes que utilizem efectivamente o CISE quando estiver operacional.
O Consórcio CISE-ALERT é composto por 11 parceiros: França, Itália, Bulgária, Portugal, Grécia, Eslovénia e 2 parceiros associados da Finlândia e dos Países Baixos, representando diferentes sectores da Comunidade CISE: Alfândega, Marinha, Segurança Marítima, Autoridades da Guarda Costeira, Fornecedores de dados, Gabinetes hidrográficos e Entidades governamentais responsáveis pelos Nós Nacionais.
No contexto do CISE, o projecto CISE-ALERT não deverá ser considerado um projecto de inovação, trata-se de um projecto catalisador para testar actividades e desenvolvimentos anteriormente realizados, em curso e a curto prazo, com a ambição de fazer passar o CISE da actual fase de transição para o estado operacional.
Sem comentários:
Enviar um comentário