sábado, 28 de outubro de 2023

Virá uma época dourada da Ocean Alliance após a "morte" da 2M?


A Ocean Alliance, composta pela CMA CGM, COSCO Shipping Lines e Evergreen Marine Corporation, deverá tornar-se a maior aliança de transporte marítimo assim que a parceria 2M terminar em 2025. 

A extinção da 2M deixará as alianças Ocean e THE como as únicas associações de transporte de contentores em rotas de longo curso, mas não serão de igual escala. Operando 303 navios porta-contentores de 4,22 milhões TEU, a Ocean Alliance é hoje maior que a 2M e a THE Alliance, que operam cada uma cerca de 3,1 milhões de TEU. A quota de mercado da Ocean Alliance é de 34% no comércio Ásia-Europa e de 35% nas rotas Ásia-América do Norte. Espera-se que as suas quotas de mercado nestas rotas aumentem ainda mais, uma vez que as transportadoras que são membros da Ocean Alliance têm uma carteira de encomendas combinada de quase 2,38 milhões de TEU para entrega a partir de 2024. 

Alphaliner afirmou: “Nem todas estas novas construções irão comercializar serviços da Ocean Alliance, mas há poucas dúvidas de que os 36 navios ‘megamax’ em construção são destinados ao comércio Ásia-Europa, onde podem operar três circuitos semanais”. O actual Produto ‘Dia 7’ da Ocean Alliance, lançado em janeiro, baseia-se na implantação pro forma de 353 navios de 4,62 milhões de TEU, um aumento de 49% desde o seu lançamento em abril de 2017, superando o crescimento médio do sector de 27,5%. O tamanho médio dos navios da Ocean Alliance também aumentou de 9.600 TEU em Abril de 2017 para 13.000 TEU actualmente. 

Ao contrário de alguns relatos da comunicação social que sugerem que as alianças terão de ser ajustadas na sequência da decisão da Comissão Europeia de não alargar a isenção das transportadoras da lei regular da concorrência aos consórcios (quando a quota de mercado é inferior a 30%), as alianças marítimas continuam a ser um forma legal de cooperação entre os operadores marítimos. Alphaliner afirmou: “Enquanto os grupos de transportadoras (mesmo com uma quota de mercado acima de 30%) não restringirem indevidamente a concorrência e receberem aprovação regulamentar formal, continuarão a funcionar normalmente. A expansão planeada da Ocean Alliance pode, no entanto, tornar-se um teste para saber até que ponto as mega alianças poderão crescer.”

Sem comentários:

Enviar um comentário

“Descarbonização do Transporte Marítimo" no próximo dia 20.

O evento “Descarbonização do Transporte Marítimo” é no próximo dia 20 de Novembro, pelas 9h30, e terá lugar no Pavilhão do Conhecimento em L...