quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Porto de Lisboa recebe ABTO Bulk Terminals 2023


As Conferências Anuais ABTO Bulk Terminals 2023 tiveram início ontem no Porto de Lisboa, com conclusão hoje, integrando as actividades do programa de comemoração dos seus 136 anos. Este evento é organizado pela ABTO - Association of Bulk Terminals Operators e reúne em Portugal vários representantes envolvidos no transporte, armazenamento e comércio de granéis sólidos.

O primeiro dia de conferências contou com a presença do Ministro das Infraestruturas, João Galamba, e do Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Carlos Correia, no painel da Sessão de Abertura.

A edição deste ano pretende desenhar o cenário dos mercados de granéis sólidos, com um programa centrado nas soluções práticas para que os operadores de terminais possam melhorar a segurança, agilizar as operações e garantir a proteção ambiental, procurando dar resposta a algumas das maiores preocupações do setor.

O Porto de Lisboa oferece excelentes condições para a movimentação de todo o tipo de granéis sólidos. Do setor agroalimentar, um segmento importante, que dispõe de uma capacidade de armazenamento superior a 420 mil toneladas, servindo os mercados de oleaginosas, óleos alimentares e biodiesel, ao comércio de clínquer e cimento, servido através de um terminal dedicado com bons acessos fluviais, rodoviários e ferroviários; à capacidade de movimentação de cargas que atendem à indústria siderúrgica que é superior a sete milhões de toneladas por ano.

Para o Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Carlos Correia, “A excelente localização do Porto de Lisboa e o facto de integrar as principais rotas marítimas mundiais, que ligam o Mediterrâneo ao Norte e Centro da Europa e que permitem o comércio com a América, Extremo Oriente e África, capacitam-no de condições excecionais para receber um evento da dimensão das conferencias anuais ABTO Bulk Terminals 2023 e garantir que estas sejam um sucesso”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Moliceiros movidos a energia eléctrica em 2025.

Até ao final de 2025 todos os moliceiros em Aveiro serão eléctricos, numa mudança que permitirá eliminar 400 toneladas de CO2 por ano na Ria...