A Associação dos Agentes de Navegação de Portugal (Agepor) manifesta, em comunicado, a sua "enorme apreensão" ao tomar conhecimento do aviso prévio de greve abrangendo os dias 6 e 7, 14 e 15, 22 e 23 e 29 e 30 de Novembro, apresentado pelos Sindicatos “OFICIAISMAR” e “SINCOMAR”, em cumprimento da decisão dos Pilotos de Barra e Portos de todo o País.
A AGEPOR no seu comunicado salienta que "estas greves, de dois dias consecutivos, em quase todas as semanas de Novembro, arealizarem-se, prejudicarão a imagem dos portos portugueses e pior deixarão marcas e prejuízos avultados à economia nacional. Haverá navios que deixarão de escalar, haverá carga que, estando pronta, não embarcará, haverá carga que não desembarcará e haverá navios de cruzeiro com turistas que pura e simplesmente "saltarão" a escala nos portos portugueses. Em resumo teremos receitas perdidas e custos acrescidos para todo o Sector que, posteriormente, recairão, ainda que indiretamente, em todos os portugueses".
Afirmam ainda que: "Porque não se vivem tempos fáceis, porque a economia global sofre as consequências negativas dos conflitos na Ucrânia e Médio Oriente, e porque a redução de tonelagem de carga movimentada e de escalas de navios nos portos portugueses é já hoje uma realidade, a AGEPOR vem pedir às partes um esforço de entendimento que afaste eu ultrapasse os dias de greve agora convocados."
Sem comentários:
Enviar um comentário