sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Porto de Aveiro realizou exercício de simulacro anual no Terminal de Granéis Líquidos


Realizou-se na passada quarta-feira, com início às 10:00 e final às 11:30, um exercício de acidente simulado no âmbito do Plano de Emergência Interno da APA S.A.

O simulacro teve como cenário a ocorrência de um foco de incêndio durante a operação de descarga de VCM no braço articulado de ligação da ponte cais ao navio operada pela empresa Cires, no Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Aveiro (TGL).

O principal objectivo do simulacro foi testar a operacionalidade dos meios existentes e toda a logística envolvida para o cenário simulado, bem como a capacidade dos vários intervenientes na condução do processo de evacuação das pessoas afectas às várias empresas instaladas no Terminal de Granéis Líquidos, Terminal de Granéis Sólidos (TGS) e Zona de Actividades Logísticas e Industriais (ZALI).

A partir do Centro de Coordenação de Operações(CCO), localizado na sede da APA S.A., foi realizada a gestão do acidente simulado através dos canais de comunicação estabelecidos com as várias equipas de intervenção no local, nomeadamente com a equipa de brigadistas da CiRES e Bondalti, as corporações de Bombeiros de Voluntários de Ílhavo e Aveiro, a empresa de Rebocadores Tinita, GNR, Autoridade Marítima, Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Ílhavo, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil - Comando Sub-Regional da Região de Aveiro, responsáveis de Segurança das empresas instaladas no TGL, TGS e ZALI, bem como as equipas dos núcleos de intervenção da APA, S.A.

Foram testados com sucesso todos os equipamentos de combate a incêndio, nomeadamente a rede de incêndios da Cires, da Bondalti e da APA, das três corporações de bombeiros, bem como a projecção de água dos dois rebocadores da empresa Tinita, que participaram no simulacro.

O processo de evacuação no TGL, TGS e ZALI decorreu de forma satisfatória, tendo sido evacuadas para os respectivos pontos de concentração definidos pelo CCO um total de 447 pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Moliceiros movidos a energia eléctrica em 2025.

Até ao final de 2025 todos os moliceiros em Aveiro serão eléctricos, numa mudança que permitirá eliminar 400 toneladas de CO2 por ano na Ria...