quinta-feira, 20 de abril de 2023

Maersk lança feeder movido a metanol.


“O lançamento foi concluído com sucesso no Hyundai Mipo Dockyard e a construção continua”, explica Henrik Ekmann, chefe de construção nova e modernização da Maersk. 

O Hyundai Mipo Dockyard da Coreia do Sul lançou o feeder em 4 de abril. O navio é a primeira embarcação neutra em carbono da empresa e irá juntar-se à frota no verão deste ano. 

“O lançamento dessas megaestruturas exige precisão e cuidado, amplo desenvolvimento de produtos e design de um grande número de fornecedores importantes e impulsionado pelas nossas equipas de aquisição e tecnologia de frota”, acrescentou Ekmann.

A embarcação está no centro da estratégia de descarbonização da Maersk, já que a empresa pretende tornar-se "zero carbono" até 2040. O navio, com capacidade para cerca de 2.000 TEU, foi encomendado em 2021. O plano é operá-lo com metanol neutro em carbono ou biometanol sustentável desde o primeiro dia . Ambos os motores principais e auxiliares da embarcação podem operar com metanol verde. 

A MAN Energy Solutions e a Hyundai Engine and Machinery, em colaboração com a Hyundai Mipo e a Maersk, desenvolveram a configuração de propulsão a metanol para a embarcação. O motor principal foi fornecido pela Hyundai Engine and Machinery, enquanto o motor auxiliar foi fornecido pela Himsen. 

A embarcação será classificada pelo American Bureau of Shipping. A Maersk divulgou anteriormente que o feeder terá 172 metros de comprimento e navegará na rede da Sealand Europe, uma subsidiária da Maersk, na rota marítima do Báltico entre o norte da Europa e a Baía de Bótnia. Além disso, a Maersk fez parceria com a REintegrate, uma subsidiária da empresa dinamarquesa de energia renovável European Energy, para produzir combustível verde para o seu primeiro porta-contentores movido a metanol. 

Ou seja, a empresa de energia renovável está construindo a instalação e pretende produzir aproximadamente 10.000 toneladas de e-metanol para a embarcação neutra em carbono da Maersk. O feeder será seguido por 18 grandes navios oceânicos com capacidade de 16.000 a 17.200 TEU, com entrega programada para 2024 e 2025

Sem comentários:

Enviar um comentário

Maersk baptiza o seu novo navio porta-contentores de metanol.

Ontem, a  Maersk nomeou o seu mais recente navio porta-contentores de metanol bicombustível, o “Alexandra Maersk”. O Ministro Marítimo do Re...