Decorreu ontem, na Base Naval de Lisboa, no Alfeite, a apresentação da Plataforma Naval Multifuncional e as componentes do Centro de Operações de Defesa do Atlântico, os dois projectos que obtiveram financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O evento contou com a presença do Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Capitão Ferreira, do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, entre outras entidades.
O PRR contempla um conjunto de investimentos relevantes no mar e geridos pela Marinha. Enquadrada na dimensão Transição Climática, a Componente 10 - Mar do PRR inclui o investimento TC-C10-i03, designado por Centro de Operações de Defesa do Atlântico e Plataforma Naval e subdivide-se em três pilares distintos, sendo o Pilar I - Plataforma Naval e o Pilar II - Centro de Operações, materializados com o envolvimento direto da Marinha.
A Zona Livre Tecnológica (ZLT) Infante D. Henrique, sediada no CEOM, é uma aposta inovadora da Marinha Portuguesa que visa criar o ambiente de colaboração entre a indústria, a academia e de cooperação internacional com o intuito de testar em ambiente real e em mar aberto, sistemas e tecnologias emergentes, utilização de veículos não tripulados, novos materiais e inteligência artificial.
Sem comentários:
Enviar um comentário