O Complexo Portuário de Tanger Med divulgou o seu relatório de actividade de 2022, registando um aumento em todas as métricas e mantendo uma posição de liderança sobre o Mediterrâneo e África.
O porto movimentou cerca de 108 milhões de toneladas de carga ao longo do ano, distribuídas em 7,5 milhões de contentores. Ambos os números representam um aumento de 6% em relação à actividade relatada em 2021. Além disso, o porto movimentou cerca de 500 mil veículos nos seus dois terminais dedicados a produtos automóveis, um aumento de 11% em relação a 2021.
O relatório acrescenta que a actividade de passageiros no porto voltou aos níveis anteriores às limitações induzidas pelo COVID-19, já que mais de 2 milhões de passageiros passaram pelo porto em 2022.
O tráfego marítimo aumentou 32%, com mais de 14.000 embarcações a passarem pelo porto, incluindo 961 “megaships” (navios com mais de 290 metros de altura).
Os aumentos são explicados principalmente pelo aumento da produtividade dos terminais dedicados a meganavios, bem como pelo aumento da actividade de passageiros devido à campanha Marhaba 2022, acrescenta o relatório.
O porto tem sido um dos mais importantes da região do norte da África e do Mediterrâneo. Em 2022, ficou em 6º lugar no desempenho portuário global de contentores, tornando-se o mais eficiente da Europa e Norte da África.
O porto recebeu outros ppémios importantes, incluindo ser classificado como o terceiro porto de contentores mais eficiente do mundo pelo site especializado Priceonomics e classificado como o 23º maior porto, de acordo com o provedor de dados Alphaliner.
O complexo levantou algumas preocupações na Europa, com o governo espanhol relatando no ano passado que o seu porto de Algeciras pode perder 60% dos seus embarques de contentores para Tanger.
Sem comentários:
Enviar um comentário