terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Garrafa com cinzas de surfista e um bilhete com último desejo deu à costa a poucos km de Portugal


Uma garrafa com o último pedido de um surfista que morreu com 35 anos viajou da América do Norte à Península Ibérica. Trazia instruções claras (e emocionais) acerca do que fazer a seguir.

Parece uma cena à filme. Uma garrafa de vidro deu à costa com uma mensagem lá dentro — mas trazia muito mais do que isso. Foi Secundino Refojos quem encontrou o objeto em Oia, Pontevedra, na Galiza, e a poucos quilómetros a Norte da foz do rio Minho.

A garrafa de whisky Jameson trazia instruções claras acerca do que fazer a seguir. Transportava cinzas de um surfista norte-americano chamado Paul Nichols. Natural do estado da Florida, morreu aos 35 anos e deixou um último pedido.

Não era a primeira vez que Secundino Refojos encontrava uma destas garrafas, mas com aquele conteúdo — as cinzas de alguém — era algo inédito. O bilhete pedia que as cinzas fossem espalhadas no exato local onde haviam sido encontradas. Cumprido esse desejo, Paul Nichols pediu para avisarem a família.

Escrita em inglês, a nota trazia o endereço de e-mail de uma taberna em Atlanta, também nos Estados Unidos, assim como relata o jornal "O Minho". O objectivo era que a irmã de Paul Nichols fosse avisada para poder depois dizer a Zoe, filha do surfista, que o pai, um homem "feliz e apaixonado pelas pessoas", continuava "a surfar pelo Mundo".

Além disso, a garrafa, que estava selada com espuma de poliuretano e totalmente plastificada por fora, tal como refere o mesmo jornal, trazia ainda dois dólares "para uma cerveja". "Quando vimos o plástico pensámos que era droga", contou Secundino Refojos ao jornal "La Voz de Galicia".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Preços de transporte marítimo de contentores mantêm queda após pico causado por tarifas

Os valores praticados no transporte marítimo de contentores registaram, pela quinta semana consecutiva, uma descida, segundo dados do   Worl...