No arranque de um novo ano, a AGEPOR destaca os sucessos de 2021 e os projectos que dão sinais de esperança para o sector marítimo-portuário.
Em comunicado, a AGEPOR destaca “com entusiasmo os desenvolvimentos marítimo-portuários que ajudam a melhorar a tão necessária competitividade internacional do País”.
E, na verdade, a listagem dos sucessos e dos “sinais de dinâmica” elaborada pelos agentes de navegação é longa e abarca todos os principais portos nacionais. Começando pelo aumento das escalas (+12%) em Viana do Castelo e acabando na reactivação dos cruzeiros em Portimão.
Entre os muitos destaques, constam o recorde de 700 mil TEU movimentados em Leixões, o aumento nas escalas em Aveiro e Setúbal e o crescimento dos contentores em Sines, que permitiu atingir o 18.º lugar europeu.
Em matéria de investimentos, os agentes de navegação referem o arranque da extensão do molhe de Leixões, o anúncio da expansão da CSWind ASM em Aveiro, a chegada dos quatro novos STS para o terminal da Liscont, em Lisboa, e a continuação da expansão do Terminal XXI.
Entre as melhorias e os anúncios de projectos, avultam ainda a perspectiva de um terminal de águas profundas em Leixões, a navegação nocturna em Aveiro, o compromisso dos privados com a melhoria das acessibilidades marítimas na Figueira da Foz, as novas acessibilidades em Setúbal e os concursos para o terminal multipurpose e o novo terminal de contentores em Sines.
Transversal à maioria dos portos referidos, e ainda ao Funchal e Açores, a AGEPOR realça ainda o relançamento da indústria de cruzeiros.
Será caso para dizer que o balanço de 2021 é positivo, como positivas serão as perspectivas para 2022, com a AGEPOR, e os seus associados, empenhados em contribuir “para um futuro melhor”.
Sem comentários:
Enviar um comentário