A família McElroys estava num dia de praia perfeitamente normal em County Donegal, na Irlanda, quando se deparou com um golfinho preso na areia, na zona mais rasa do mar. Dan, o pai, foi capaz de pegar no animal e salvá-lo.
Primeiro pensaram que se tratasse de uma rocha. Foi quando se aproximaram que percebam que, na verdade, estavam perante um golfinho em apuros. “Estava completamente encalhado e deve ter estado deitado durante algum tempo, pois estava coberto de areia e lutava para respirar”, disse Dan à BBC.
Sensível ao desespero do animal, o homem decidiu ajudá-lo – sob o olhar atento da filha de quatro anos, do filho de 20 meses e da câmara fotográfica da esposa, que registou o momento. Dan conseguiu pegar no golfinho ao colo e levá-lo em direcção ao oceano. “Ele era realmente muito pesado”, afirma.
Dan colocou o golfinho numa zona com profundidade suficiente para este conseguir mergulhar e, passado algum tempo, o animal começou a nadar por si mesmo. Depois disso, permaneceu com a família, nadando com ela, cerca de uma hora. Só mais tarde de afastou para se juntar a um grupo de golfinhos em águas mais profundas.
“É bom pensar que, talvez, ele tenha nadado connosco durante essa hora como forma de agradecimento. É o que eu vou dizer à minha filha, de qualquer maneira”, afirmou Dan.
A Internacional Dolphin Watch, contudo, não recomenda que se mova um golfinho encalhado pela razão que Dan constatou: os golfinhos são muito pesados. Se algum dia encontrar um animal nestas condições, o melhor que tem a fazer é chamar os especialistas capazes de lidar com a situação.
De qualquer forma, fique a saber que não se deve mover um golfinho preso na praia e, definitivamente, não se deve arrastá-lo na areia – isso poderia magoá-lo seriamente. Da mesma forma, não se deve mexer na cauda e, muito menos, puxá-la. Deve manter-se a pele do animal fresca e húmida, sem molhar o orifício respiratório. Caso o golfinho esteja preso em areia firme, o ideal é escavar um buraco sob cada uma das suas barbatanas para o deixar mais confortável.
Fonte: Green Savers.
Sem comentários:
Enviar um comentário