quarta-feira, 17 de abril de 2024

Canal do Panamá aumenta vagas de reserva no meio às chuvas esperadas


A ACP -  Autoridade do Canal do Panamá (ACP) anunciou um aumento nas reservas de vagas para suas eclusas Panamax a partir de meados de maio, em resposta aos níveis de água actuais e previstos no Lago Gatún. 

Após uma grave seca no ano passado, a Autoridade do Canal do Panamá teve de limitar a capacidade da hidrovia, reduzindo tanto o número de trânsitos diários de navios como o seu calado máximo. Com o fim da estação seca, o ACP tem vindo a aliviar gradualmente as restrições e a aumentar o número de trânsitos diários de 24 para 27, a partir de 25 de março. 

De acordo com o novo cronograma, um total de 24 navios estão programados para cruzar diariamente de 7 a 15 de maio devido à manutenção programada. A partir de 16 de maio, esse número aumentará ainda mais para 31 por dia nas eclusas Panamax (original) e Neopanamax (nova). Além disso, uma vaga extra será aberta nas eclusas do Neopanamax a partir de 1º de junho, com travessias previstas para permanecer em 32 por dia até novo aviso.

O ACP também planeia aumentar o calado máximo autorizado para navios que transitam pelas eclusas Neopanamax para 45 pés a partir de 15 de junho, uma melhoria em relação aos actuais 44 pés. 

A decisão surge em meio ao optimismo de que as chuvas começarão no final de abril e continuarão por vários meses devido ao enfraquecimento do El Nino e à mudança para La Nina neste verão. Assumindo que as previsões se mantêm, o ACP pretende levantar gradualmente todas as restrições de trânsito e normalizar totalmente as operações até 2025, permitindo 36 trânsitos diários e um calado máximo de 50 pés. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

"The Ocean Cleanup": Tirou mais de 9 mil toneladas de plástico de rios e oceanos.

Numa realidade em que existe o despejo anual de milhões de toneladas de plástico nos mares em todo o mundo, a limpeza é por certo, de algo f...