quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

MSC ultrapassa a Maersk e torna-se na maior companhia marítima do mundo

 

A MSC - Mediterranean Shipping Company solidificou a sua posição como a companhia marítima mais extensa do mundo em 2023 com a adição de mais de um milhão de TEUs (contentores equivalentes a 20 pés), de acordo com os novos números partilhados pela Alphaliner. A MSC ultrapassou a Maersk e emergiu como a companhia marítima mais extensa do mundo no início de 2022.

Desse momento, a expansão da frota líder da grande companhia com sede em Genebra teve um papel vital no aumento da diferença em relação à segunda colocada, a Maersk, que teve uma frota redução de 112,5 mil TEUs em 2023, representando uma redução de 2,7%, segundo os números da Alphaliner.

A MSC adicionou pouco mais de um milhão de TEUs de capacidade no ano passado, graças à entrega bem-sucedida de 14 navios “megamax” de 24.000 TEU, bem como de 26 navios neo-panamax com capacidade entre 15.250 e 16.550 TEUs e à adição de navios de segunda mão.

A expansão permitiu à MSC aumentar a liderança sobre a Maersk nas classificações de capacidade em cerca de 1,12 milhões de TEUs durante todo o ano. No final de 2023, a frota da MSC era composta por 783 navios representando 5,6 milhões de TEUs, representando um crescimento significativo de 22%, que continuará com 122 navios ainda encomendados, representando 1,47 milhões de TEUs, por Alphaliner.

Recorde-se que a Maersk e a MSC declararam em janeiro do ano passado, as estratégias para acabar com a aliança de partilha de navios, 2M, a partir de janeiro de 2025. Enquanto a MSC está a expandir o tamanho da frota da empresa, a Maersk embarcou numa estratégia de integração logística global. Desde 2021, mantém uma política de encomenda de novas embarcações que possam operar com combustíveis verdes. Para colocar o crescimento da MSC em perspectiva, a expansão global da frota foi estimada em 47,4% do crescimento total da frota registado em 2023, de acordo com a Alphaliner.

No dia 1 de Janeiro, a frota contava com 5.977 navios com capacidade de 28,13 milhões de TEUs, marcando um aumento líquido anual de 271 navios e 2,14 milhões de TEUs, ou 8,2%, de acordo com  os números da Alphaliner.

Enquanto a frota da Maersk diminuía, a terceira maior companhia marítima do mundo, a CMA CGM, expandia a sua frota actual em 5,5% em 2023. A CMA CGM está pronta para ultrapassar a Maersk como a segunda maior companhia marítima do mundo, com perto de 1,2 milhões de TEUs de nova capacidade encomendada.

Em 2023, a ONE - Ocean Network Express recuperou a sua classificação anterior como a sexta maior companhia marítima, ultrapassando a Evergreen. Agora, o crescimento da frota da ONE de 272.500 TEU foi a segunda maior atrás do MSC, enquanto a Evergreen teve uma redução da frota de cerca de 1%.

No entanto, a grande carteira de pedidos da Evergreen pode ajudar a ultrapassar a ONE novamente. Além disso, ZIM, Hapag-Lloyd e Wan Hai testemunharam um crescimento mais rápido da frota em 2023 devido aos novos programas de construção, com a ZIM em posição de ultrapassar Yang Ming na lista de classificação em breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário

"The Ocean Cleanup": Tirou mais de 9 mil toneladas de plástico de rios e oceanos.

Numa realidade em que existe o despejo anual de milhões de toneladas de plástico nos mares em todo o mundo, a limpeza é por certo, de algo f...