segunda-feira, 25 de março de 2024

Eólica offshore exige um investimento de 8,5 mil milhões€ nos portos europeus


A União Europeia possui um entendimento relacionado com a energia produzia pelo "offshore marítimo". A actual tecnologia que anda a ser desenvolvida, com equipamento e componentes de enorme dimensão, o que levanta muitas questões e desafios em relação ao espaço de ocupação portuário.

Para atingir-se o objectivo estratégico de potência instalada de 60 GW, terá de existir um investimento na ordem dos 8,5 mil milhões de euros até 2030, de acordo com as projecções da Wind Europe, organização que reúne cerca de 600 empresas industriais. Entre os seus membros se incluem fabricantes, fornecedores, empreendedores e empresas financeiras.

A principal questão é que o nível de investimento proposto fica aquém das necessidades actuais deste segmento da indústria, que se encontra em forte expansão. Por outro lado, há um elevado grau de necessidade de espaço no lado terrestre e na superfície aquática das docas. A solução óbvia passa por uma decisão em matéria de colaboração entre portos para atingir a dimensão exigida pela cadeia de abastecimento.

O Director Executivo da AEE - Wind Business Association (AEE), Juan Virgílio Márquez, afirmou que:  “A cadeia de abastecimento está pronta. Agora, ainda temos que atingir a magnitude que esta cadeia de abastecimento exige nos mercados espanhol e europeu. Todos os países têm objectivos offshore ambiciosos. Espanha, com três gigawatts (GW), é talvez o mais razoável de todos, mas Portugal tem 10 GW e o Reino Unido mais de 20 GW. Então, temos que encaixar todas as peças em um mercado que hoje ainda não existe, ou seja, que está em processo de criação. Que necessitamos? Uma regulamentação, que sejam lançados leilões, porque para a energia eólica flutuante, não há leilões entre 400 e 500 megawatts (MW) no mundo".

Na Europa, existem quatro parques flutuantes, um deles em Portugal, que  aguardam regulamentação para a realização de leilões ou processos de licitação competitivos para acesso dos projectos à rede e para a concessão de uso do domínio público portuário.

Sem comentários:

Enviar um comentário

"The Ocean Cleanup": Tirou mais de 9 mil toneladas de plástico de rios e oceanos.

Numa realidade em que existe o despejo anual de milhões de toneladas de plástico nos mares em todo o mundo, a limpeza é por certo, de algo f...