O armador anunciou a entrega do CMA CGM Esculiar pelas redes sociais no dia de hoje. Conforme informado, a nova construção partiu de Ulsan no dia 24 de dezembro de 2024 e chegou a Xangai, na China, a 28 de dezembro de 2024, onde ingressou no serviço CNC CV8, conectando Xangai à cidade de Ho Chi Minh, no Vietname.
O primeiro navio desta série, CMA CGM Mermaid, foi entregue à CMA CGM em fevereiro de 2024. Os navios CMA CGM Sintra, CMA CGM Altamira e CMA CGM Tivoli juntaram-se à frota do gigante francês meses depois.
Estes navios têm 204,29 metros de comprimento e 29,6 metros de largura, o que melhora o seu desempenho hidrodinâmico e aerodinâmico. Alegadamente, o design também apresenta uma proa recta quase invertida com um bulbo de proa integrado que visa melhor desempenho hidrodinâmico para reduzir o consumo de combustível em 15% por viagem.
Alimentados por motores MAN de duplo combustível GNL de 12 MW, os navios também podem transportar biogás produzido a partir de bio-resíduos e são conversíveis em e-metano produzido a partir de hidrogénio descarbonizado.
As novas construções também estão equipadas com um alternador acoplado ao motor de propulsão principal, que fornecerá a energia necessária para alimentar as instalações eléctricas de bordo uma vez no mar.
A frota foi projectada em cooperação com o construtor naval francês Chantiers de l’Atlantique e a empresa de engenharia dinamarquesa Odense Marine Technique (OMT).
Sem comentários:
Enviar um comentário