A partir do próximo dia 1 de janeiro de 2025, o Regulamento Marítimo FuelEU entrará em vigor, levando as partes interessadas no sector de transporte marítimo a começar os preparativos imediatamente.
Para ajudar nessa respectiva transição, a BIMCO, ( Organização privada formada principalmente por armadores e operadores que actuam no ramo do transporte marítimo internacional ), desenvolveu a Cláusula Marítima FuelEU, que foi oficialmente adoptada pelo Comité de Documentação da BIMCO no passado 25 de novembro.
Esta cláusula foi criada para ajudar as partes interessadas a alinhar as suas estruturas contratuais em conformidade com o novo regulamento.
"Esta cláusula tem sido aguardada ansiosamente pelo sector. Janeiro está quase aqui, e o regulamento marítimo FuelEU é complexo. Por isso, realizamos várias consultas ao sector durante o processo de elaboração para garantir que chegássemos a uma cláusula que funcionasse na prática", comentou Stinne Taiger Ivø, Secretário-Geral Adjunto e Diretor de Contratos da BIMCO.
À medida que o sector de transporte marítimo enfrenta regulamentações de descarbonização crescentes da União Europeia e da Organização Marítima Internacional (IMO), a BIMCO continua a expandseuo seu portfólio de cláusulas relacionadas ao carbono.
Sem comentários:
Enviar um comentário