quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Nova fase de ataques dos Houthis danificam navios.


Os rebeldes houthis do Iémen assumiram a autoria de vários ataques, sendo que dois navios sofreram danos relevantes durante esses ataques. 
Os houthis elevaram os ataques, na sequência da subida de escalada na região, nomeadamente o ataque israelita ao porto marítimo do Iémen no fim de semana e lançamento de ataques ao Hezbollah no sul do Líbano.

A UKMTO - Operações de Comércio Marítimo do Reino Unido confirmaram ataques a dois navios, um petroleiro e um graneleiro, na mesma área geral do Mar Vermelho e ambos danificados, mas sem relatos de ferimentos na ttripulação. Segundo relatórios, o petroleiro atacado seria o "Cordelia Moon", e o graneleiro seria o "Minioan Courage'. Outro ataque reivindicado ( e não confirmado), terá sido a um porta-contentores fretado pela Maersk no Mar da Arábia quando este se aproximava de Omã, alegadamente o porta-contentores Marathopolis, de capacidade de 4800 TEU.

O Cordelia Moon, terá relatado uma primeira onda de ataque, que os Houthis afirmaram ter sido o lançamento de oito mísseis e um drone.  A embarcação foi danificada durante um segundo ataque que envolveu uma embarcação de superfície não tripulada. O segundo ataque que mencionamos, ao Minoan Courage, foi atingido por um míssil e sofreu danos não especificados. 

Entretanto o NAVFOR Aspides da UE destacou a chegada do navio de guerra grego Spetsai (fragata comissionada em 1996) à frota especial de intervenção europeia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

MSC aumenta tarifas do Extremo Oriente para o Mediterrâneo e Mar Negro.

O maior armador global, a ítalo-suíça MSC ( Mediterranean Shipping Company ), anunciou recentemente  novas taxas de frete de todos os portos...