O navio "Sounion", petroleiro que navega sob bandeira grega, que sofreu ataque dos houthis e que estava em chamas há vários dias, foi rebocado de forma bem sucedida da costa do Iémen para uma zona segura, evitando qualquer tipo de derrame de óleo, segundo a EUNAVFOR, a missão naval de defesa da União Europeia.
No passado dia 27 de Agosto, o petroleiro foi alvo de vários ataques dos Houthis, tendo a tripulação sido evacuada e tendo sido detonados vários explosivos a bordo. Carregado com 1,1 milhão de barris de petróleo bruto, o navio corria o risco de se tornar o 5° pior vazamento de petroleiros de todos os tempos.
Incêndios ainda eram visíveis no seu convés enquanto a delicada operação para rebocá-lo para o norte iniciou. O navio foi escoltado por três fragatas, com helicópteros, enquanto três rebocadores actuavam na operação de reboque.
O destino do Sounion é actualmente desconhecido, com as forças navais europeias apenas a indicarem uma “localização segura”. É provável que seja avaliado agora como proceder com uma transferência navio-a-navio para esvaziar a carga de crude pesado iraquiano do Sounion.
Sem comentários:
Enviar um comentário