quarta-feira, 19 de junho de 2024

Navio atacado por Huthis do Iémen afunda-se no mar Vermelho

Um navio graneleiro "Tutor" foi atingido pelos rebeldes Houthis há uns dias atrás e afundou no Mar Vermelho, de acordo com a UKMTO -  Operações de Comércio Marítimo do Reino Unido.

O graneleiro "Tutor", de propriedade grega, foi atingido duas vezes no dia 12 de junho, aproximadamente a 66 milhas náuticas a sudoeste da cidade portuária iemenita de Hodeidah, de acordo com a Guarda Costeira do governo iemenita logo após os ataques. 

O porta-voz militar Houthi, Yahya Sarea, afirmou que o grupo atacou o navio com "um barco não tripulado, vários drones e mísseis balísticos", causando graves danos e colocando o navio "em risco de afundar". 

Sarea justificou o ataque acusando o proprietário do navio de carga de violar a proibição Houthi de entrar nos portos israelenses. Autoridades da Guarda Costeira disseram que um barco não tripulado detonou na popa, causando um grande vazamento no casco da embarcação. Um oficial acrescentou que a embarcação fez um pedido de socorro logo após o primeiro ataque. 

Apesar dos esforços de procura, um membro desaparecido entre os 21 tripulantes multinacionais não foi localizado, disseram as autoridades, presumindo que tenha sido morto no ataque.

Após o incidente, o UKMTO informou numa actualização de 15 de junho que a tripulação do navio foi evacuada pelas autoridades militares e que o navio foi abandonado, à deriva na água.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Lisnave manifesta interesse na renovação da concessão junto do Estado

A Lisnave já manifestou junto do Governo o interesse na renovação do actual contrato de concessã e prevê um plano de investimentos de 400 mi...