quinta-feira, 30 de maio de 2024

Ghost Shark e Manta Ray: Austrália e EUA revelam drones submarinos


Ghost Shark e Manta Ray protegem o reino submarino. Parece o enredo de um futuro filme da Marvel, mas na verdade é o que poderia ser o futuro das defesas navais do Pacífico. 

Ghost Shark e Manta Ray são os nomes de protótipos de veículos subaquáticos não tripulados – UUVs ou drones – introduzidos recentemente pela Austrália e pelos Estados Unidos, respectivamente. Especialistas dizem que os submersíveis podem representar o futuro da guerra submarina, mostrando a capacidade de exercer poder e ao mesmo tempo minimizar o perigo para a vida humana.

A Austrália, que revelou o Ghost Shark no mês passado, chamou os protótipos de “os veículos autónomos submarinos mais avançados do mundo”.

“O Ghost Shark fornecerá à Marinha uma capacidade de guerra submarina autónoma furtiva e de longo alcance que pode conduzir inteligência, vigilância, reconhecimento (ISR) e ataque persistentes”, afirmou um comunicado do Ministério da Defesa australiano, acrescentando que espera os primeiros modelos de produção a ser entregue até o final do próximo ano.

A Marinha dos EUA baptizou o seu modelo de Orca UUV, construído pela Boeing, que é “um submarino diesel-elétrico não tripulado, autónomo e de última geração, com uma secção de carga útil modular para executar uma variedade de missões” segundo um comunicado de imprensa de dezembro sobre a entrega de uma primeira plataforma de teste Orca. 

Ter uma carga modular significa que o Orca, em teoria, poderia transportar diferentes variedades de armas, dependendo da tarefa, ou ser equipado com equipamento especializado para reconhecimento ou possivelmente coleta de inteligência. O comunicado dizia que o Pentágono adquiriria mais cinco UUVs, sem fornecer um cronograma. Mas o Orca dos EUA está em desenvolvimento há mais de uma década, afirmou o comunicado da Marinha, um nítido contraste com a velocidade com que a Austrália desenvolveu o Ghost Shark.

Enquanto isso, do outro lado do Pacífico, o Orca não é o único UUV desenvolvido nos EUA. A última entrada de UUV da América é o Manta Ray da Northrop Grumman, cujo protótipo foi testado no sul da Califórnia em fevereiro e março.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma grande greve nos portos está próxima de acontecer nos EUA

Mais de 30 portos — incluindo 5 dos 10 mais movimentados da América do Norte — podem ficar sem nenhum tipo de  operação portuária nos próxim...