sexta-feira, 24 de maio de 2024

Drewry: Custo dos contentores continua a aumentar.


O preço do transporte marítimo de contentores nas principais rotas marítimas globais voltou a registar um novo aumento de dois dígitos na última semana. 

De acordo com o último índice de Drewry, este tem sido o caso dos serviços da Ásia para o norte da Europa, o Mediterrâneo e as costas oeste e oeste dos Estados Unidos. A evolução destas rotas colocou o índice composto de preços spot em 3.756 euros para um contentor de 40 pés, valor 16% superior ao registado na semana passada, 142% mais que na mesma semana do ano anterior e 182 % do frete spot médio antes da pandemia (Ano de 2019).

Neste contexto, o analista e CEO da Vespucci Maritime, Lars Jensen, explica que os preços do transporte spot de contentores mostram que “estamos a entrar num território de nível pandémico”. Neste sentido, Lars Jensen especifica que as taxas de frete entre a Ásia e o norte da Europa têm sido ligeiramente mais elevadas do que no início da crise do Mar Vermelho e estão num nível “não visto desde setembro de 2022”. Da Ásia ao Mediterrâneo ainda está abaixo do pico de janeiro de 2024, mas Lars Jensen alerta que continuam a subir, tal como nas linhas transpacíficas. “Eles são mais altos do que no pico do início de 2024”, acrescenta.

No entanto, Drewry espera que “as taxas de frete diminuam nos próximos meses”. Portanto, poderá ocorrer uma mudança de tendência, já que no final de abril e início de maio chegou ao fim uma dinâmica de baixa que começou no final de janeiro.

Em relação aos preços spot desta semana, as rotas de Xangai (China) a Roterdão (Holanda) lideram o aumento percentual, segundo análise da Drewry. Especificamente, aumentaram 762 euros de uma semana para a outra, ou seja, 20% a mais. Portanto, o frete para esses serviços foi fixado em 4.611 euros por contentor de 40 pés. 

As ligações entre a China, número 1 do mundo em tráfego de contentores, e Génova (Itália) ficaram 15% mais caras de uma semana para outra. Eles já estão em 5.068 euros. Por sua vez, os preços spot de Xangai a Nova York (EUA) ultrapassaram os 5.962 euros. Quanto às taxas de frete do mesmo porto chinês com a costa leste dos EUA (Los Angeles), esta semana ultrapassaram os 3.690 euros, 18% a mais que na semana anterior.

Sem comentários:

Enviar um comentário

For-Mar presente na Feira de Emprego e Carreiras Azuis.

O For-Mar vai estar presente como expositor na Feira de Emprego e Carreiras Azuis, que se realiza a 17 de outubro de 2024, em Lisboa. O For-...