sexta-feira, 1 de março de 2024

Navios graneleiros do Mar Negro e para o Irão ainda cruzam o Mar Vermelho.

Os navios graneleiros provenientes do Mar Negro ou com destino ao Irão são praticamente os únicos que ainda navegam pelo Mar Vermelho, enquanto militantes Houthi continuam a atacar navios na área, afirmaram analistas do sector ( Apesar da CMA CGM ter anunciado que ia retomar a navegação na zona).

Os ataques dos Houthis, alinhados com o Irão, perturbaram o transporte marítimo global desde Novembro e forçaram as empresas a redireccionarem-se para viagens mais longas e mais caras em torno da África Austral.

"Quase todos os navios (de grãos secos a granel) que partem das Américas e da Europa Ocidental estão evitando o Mar Vermelho, a única excepção são os navios que vão para o Irão, que ainda seguem a rota do Mar Vermelho quando é mais curta", afirmou Ishan Bhanu, líder analista de commodities agrícolas na Kpler.

"Todos os navios que fazemos o rastreio e que vão do Mar Negro para a Ásia, passam pelo Mar Vermelho, quase sem exceção", acrescentou.

O trânsito de grãos através do Canal de Suez atingiu um mínimo de 2,6 milhões de toneladas métricas em fevereiro, abaixo dos 5,3 milhões de toneladas em fevereiro de 2023, afirmou o analista.

Os Estados Unidos e outros países enviaram navios de guerra para proteger navios civis, enquanto os EUA e o Reino Unido lançaram ataques aéreos contra as forças Houthi, que dizem estar a agir em solidariedade com os palestinianos contra as acções militares de Israel em Gaza.

"A operação naval e os ataques aéreos no Mar Vermelho já acontecem há semanas e é bastante óbvio que os ataques Houthi não podem ser facilmente detidos por meios militares ou que os navios comerciais podem receber protecção geral", afirmou um comerciante de grãos que alugou navios para exportar cargas da Europa.

"Muitos armadores ainda estão dispostos a aceitar o perigo para os seus navios e os navios ainda podem ser reservados para viagens no Mar Vermelho. Espera-se que as compras chinesas de milho ucraniano transitem recentemente pelo Mar Vermelho."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Lidl entrega 30 mil euros a projetos de protecção dos Oceanos

Os projectos LIFE SeaBIL, OCEAN4FUEL e MESMERISING, focados na protecção dos oceanos e dos ecossistemas aquáticos, foram os três projectos v...