quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

WEC Lines: 35 milhões para adaptação da sua frota para reduzir as emissões.

A WEC Lines, armador especializado em serviços de transporte marítimo "Shortsea", irá investir um valor entre “entre 35 e 40 milhões de dólares até 2025 na renovação da sua frota composta por 11 porta-contentores para torná-la mais sustentável” e cumprir o seu plano para alcançar as zero emissões líquidas em 2050. 

A WEC Lines oferece actualmente, vários serviços semanais, passando por Espanha, Reino Unido, Portugal, França, Bélgica e Países Baixos e  Marrocos, 

Os 11 porta-contentores da companhia marítima com sede em Roterdão (Holanda), oito deles gémeos, têm capacidade unitária para transportar entre 800 e 1.000 Teus e, à exceção de dois, foram construídos entre 2004 e 2005. “Depende de cada um dos navio., mas o plano comum para toda a frota é trocar o bulbo (das proas) e as pás das hélices, que passarão a pesar menos, para tornar os navios mais leves e reduzir o seu perfil de velocidade. Esses navios foram construídos para serem rápidos, mas isso é história. Faremos também ajustes nos motores principais para adaptar as rotações e colocaremos anti-crustantes de silicone nos cascos diminuir a aderência de algas, o que reduz a pressão no fundo do mar, e assim consome menos combustível. Além disso, irão instalar equipamentos APM (Energia Marítima Alternativa) para ligá-los à rede eléctrica quando estiverem atracados no porto e purificadores ou lavadores híbridos para limpeza de gases de óxido de enxofre”, explicou o diretor-geral da empresa de navegação.

O objectivo do investimento é reduzir a intensidade carbónica da frota em pelo menos 40% até 2025. O porta-contentores WEC Van Eyck, de 2009 e com capacidade nominal para 835 TEU,vai ser o primeiro navio a entrar na doca seca para prosseguir a sua modernização. Além disso, o armador pretende incorporar o seu primeiro navio movido a combustível neutro em carbono em 2030.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Lidl entrega 30 mil euros a projetos de protecção dos Oceanos

Os projectos LIFE SeaBIL, OCEAN4FUEL e MESMERISING, focados na protecção dos oceanos e dos ecossistemas aquáticos, foram os três projectos v...