De acordo com a Alphaliner, (empresa de consultadoria de análise de dados do sector marítimo/portuário), o armador dinamarquês Maersk, é o único do Top 5 dos maiores operadores de transportes de contentores do mundo, a obter um aumento da sua quota de mercado dentro do mercado intra-europeu, nos últimos meses.
Contudo, o gigante ítalo-suiço MSC, continua na liderança deste segmento, com enorme distância relativa aos seus concorrentes, nomeadamente, da francesa CMA CGM, da própria dinamarquesa Maersk e da chinesa Cosco, que ostentam o segundo, terceiro e quarto lugares, respectivamente, de acordo com a Alphaliner.
O último relatório da Alhaliner confirma também um crescimento na capacidade implantada no continente e, especialmente, no tráfego entre o Norte da Europa e o Mediterrâneo após a crise do Mar Vermelho.
De facto, como resultado da circunavegação do Cabo da Boa Esperança para evitar ataques dos Houthis aos navios que atravessam pelo Estreito de Bab el-Mandeb, os grandes armadores estão a transbordar parte das mercadorias da Ásia com destino ao Mediterrâneo Oriental.
No quadro geral, a capacidade dos serviços marítimos no continente cresceu 17,8% ou mais de 170.000 Teus em comparação com Fevereiro de 2023, uma vez que “as companhias marítimas estão a implantar mais e maiores navios” na Europa. Os quatro gigantes continuam a dominar o transporte marítimo de "shortsea" europeu, com uma quota conjunta de 62,8%, deixando o resto para companhias marítimas mais regionais.
Sem comentários:
Enviar um comentário