quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Graneleiro britânico afunda-se após ataque dos houthis


Foram reportadas imagens dramáticas que mostram um navio graneleiro a afundar-se após um ataque. Os dados indicam que o navio graneleiro podia  estar carregado com mais de 41 mil toneladas de fertilizantes quando foi atacado, o que poderia representar elevados riscos no que concerne ao meio ambiente marinho e como alarme relativo à saúde.

O navio ataacado é o MV Rubymar,  navio graneleiro registado com a bandeira de Belize, e que tinha sido atacado no passado dia 18 de fevereiro. Um ataque de mísseis dos Houthis do Iémen danificou o navio, tendo sido considerado grave, forçando a tripulação a abandonar o navio. Não há relatório de qualquer ferido ou morto entre a tripulação. O ataque causou danos significativos ao navio e uma mancha de óleo de 18 milhas.

O comunicado do CENTCOM, o Comando Central dos EUA, alertou que o navio de 171,6 metros de comprimento, que transportava mais de 41 mil toneladas de fertilizantes quando foi atacado, poderia derramar-se no Mar Vermelho e agravar este desastre ambiental.

Para lembrar, dois mísseis balísticos antinavio foram lançados em 18 de fevereiro de áreas do Iémen controladas pelos Houthi em direção ao navio graneleiro Rubymar..

Um dos mísseis atingiu a embarcação, causando danos. O navio emitiu um pedido de socorro e um navio de guerra da coligação de defesa, junto com outro navio mercante respondeu ao apelo para ajudar a tripulação do Rubymar. Conforme relatado, a tripulação foi transportada para um porto próximo pelo navio mercante.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Lidl entrega 30 mil euros a projetos de protecção dos Oceanos

Os projectos LIFE SeaBIL, OCEAN4FUEL e MESMERISING, focados na protecção dos oceanos e dos ecossistemas aquáticos, foram os três projectos v...