quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Crises motivam crescimento da capacidade global de contentores

A consultora britânica independente de pesquisa marítima, prevê que a capacidade global de contentores aumentou 2,3% em 2024 como resultado dos vários obstáculos que o sector marítimo/portuário tem sofrido nos últimos meses. Primeiro, a seca que afectou a passagem pelo Canal do Panamá, que aumentou exponencialmente o trafégo e reduziu ganhos, tal como a crise no Mar Vermelho, com o desvio de navios do Canal do Suez para contornar o Cabo da Boa Esperança, o que afectou a produtividade de cada unidade e simultaneamente estimulou a procura de novas unidades.

A consultora calculou através dos dados obtidos, que as passagens pelo Cabo da Boa Esperança “aumentaram para 605 em janeiro, quando somente 164 foram realizadas há um ano”, enquanto a rota do Canal de Suez diminuiu de 328 passagens para 62 dentro do mesmo período. Somando-se à diversidade de rotas alternativas que estão sendo utilizadas no tráfego Ásia-América do Norte devido à situação no Panamá, a consultoria estima que “entre 6 e 7 milhões de teus” sofreram impactos por ambas as situações, prolongando os seus tempos de espera.

A consultora salientou ainda que entre outubro e novembro de 2023, existiu uma redução de preços na aquisição de contentores fabricados na China, contrapondo “a um ano difícil para a indústria”. Especificamente, os preços teriam caído para 1.711€ por contentor “por algumas semanas”, afirmou a empresa de consultoria. Isto também estimulou a procura de mais unidades, “principalmente por parte das grandes companhias marítimas”, que também têm conseguido colocá-las rapidamente dada a disponibilidade nos centros de produção, por sua vez derivada da falta de unidades de devolução vazias.

Esta aceleração nos últimos meses do ano também provocou um crescimento em 2023, de 1%, mas ocorreu após um ano em que a queda da procura e os baixos preços dos fretes estavam efectivamente a caminho da redução da capacidade global. Segundo as estimativas, o ano fechou com 51,4 milhões de teus em capacidade activa em todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

MSC aumenta tarifas do Extremo Oriente para o Mediterrâneo e Mar Negro.

O maior armador global, a ítalo-suíça MSC ( Mediterranean Shipping Company ), anunciou recentemente  novas taxas de frete de todos os portos...