sábado, 13 de janeiro de 2024

Receitas do Canal de Suez caem 40% devido aos ataques Houthi

 

As receitas do Canal de Suez do Egipto caíram 40% desde o início do ano em comparação com 2023, afirmou o chefe da autoridade do canal, Osama Rabie,  depois de ataques a navios dos Houthis do Iémen terem feito com que ps grandes armadores se desviassem da rota.

O tráfego de navios caiu 30% no período entre 1º e 11 de janeiro em comparação com o ano anterior, afirmou Rabie, durante um programa televisivo. O número de navios que passaram pelo Canal de Suez caiu para 544 até agora este ano, de 777 no período equivalente a 2023, disse ele.

O Canal de Suez é uma fonte importante de divisas  para o Egipto, e as autoridades têm tentado arduamente aumentar as receitas nos últimos anos, nomeadamente através de uma expansão do canal em 2015. Está em curso uma nova expansão do canal.

Rabie afirmou que apenas os navios que tinham de prosseguir prontamente a sua viagem desviaram-se para contornar o Cabo da Boa Esperança e que outros aguardavam que a situação se estabilizasse.

A preocupação de segurança dos carregadores não poderia ser superada com descontos ou outros incentivos oferecidos pelo canal, afirmou. “Uma grande parte das mercadorias retornará (ao Canal) assim que este assunto for encerrado”, em referência aos ataques Houthi.

Sem comentários:

Enviar um comentário

MSC aumenta tarifas do Extremo Oriente para o Mediterrâneo e Mar Negro.

O maior armador global, a ítalo-suíça MSC ( Mediterranean Shipping Company ), anunciou recentemente  novas taxas de frete de todos os portos...