A LDA - Louis Dreyfus Armateurs, empresa marítima francesa, assinou um contrato de construção com a chinesa CSSC Wuchang Shipbuilding Industry Group para três embarcações roll-on/roll-off de baixas emissões apoiadas por propulsão assistida pelo vento.
A construção dos navios foi encomendada pela Airbus como parte dos seus esforços de renovação da frota. De acordo com o anúncio feito, a LDA irá construir, possuir e operar estas novas embarcações, cuja entrada em serviço está prevista para 2026. A nova frota deverá reduzir as emissões médias anuais transatlânticas de CO2 de 68.000 para 33.000 toneladas até 2030. Esta iniciativa constitui um componente-chave do plano estratégico para alcançar uma redução significativa de até 63% nas suas emissões industriais globais até a conclusão da década.
Esta meta é comparada com o ano de referência de 2015 e está alinhada com a trajectória de 1,5°C delineada no Acordo de Paris. Os próximos navios serão impulsionados por seis rotores Flettner emparelhados com dois motores de duplo combustível operando com óleo diesel marítimo e metanol eletrónico. Além disso, o software de rotas ajudará a aumentar a eficiência das viagens transatlânticas dos navios. Esta tecnologia visa optimizar o percurso, aproveitando ao máximo a propulsão do vento e evitando o arrasto causado pelas condições adversas do oceano.
Sem comentários:
Enviar um comentário