terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Vem aí uma coligação de países para proteger navios dos "ataques graves" no Mar Vermelho


Segundo avança a CNN Portugal, a coligação foi criada após três navios comerciais terem sido atingidos por mísseis disparados pelos rebeldes Houthis

Os Estados Unidos anunciaram a criação desta uma nova coligação para proteger os navios que transitam através do Mar Vermelho, numa altura em que os rebeldes Houthis, do Iémen, têm atacado várias embarcações no local, à margem da guerra entre Israel e o Hamas.

O anúncio foi feito pelo secretário da Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, durante uma visita ao Barhein. Várias embarcações de grandes empresas de transporte têm sido atacadas por drones ou mísseis balísticos disparados pelos rebeldes iemenitas, que também estão a combater Israel a partir do sul do Médio Oriente.

A gravidade dos ataques, muitos dos quais com danos consideráveis nos navios que ali circulam, levaram muitas empresas a anunciar a suspensão das rotas através do Mar Vermelho até que a segurança esteja garantida. Uma paragem que pode ter em breve consequências económicas, até porque o custo do transporte pode subir consideravelmente.

"Este é um desafio internacional que exige uma ação açãoctiva", disse Lloyd Austin, num comunicado divulgado após várias negociações. "Por isso anuncio o estabelecimento da Operação Guardião da Prosperidade, uma nova e importante iniciativa multinacional no domínio da segurança".

Além dos Estados Unidos, países como o Reino Unido, Canadá, França, Itália, Países Baixos, Espanha, Noruega, Bahrein ou Seicheles também se juntam nesta missão. Alguns dos países terão como missão a realização de patrulhas conjuntas na área, enquanto outros terão como responsabilidade a partilha de informações sobre o que passa no Mar Vermelho e no Golfo de Aden.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Prazo de concessões portuárias aumenta de 30 para 75 anos

O prazo máximo das concessões portuárias vai aumentar de 30 para 75 anos, anunciou ontem, o secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo E...