quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

The Ocean Cleanup removeu mais de 17 milhões de libras de lixo dos oceanos.


A ONG de conservação marinha The Ocean Cleanup anunciou que conseguiu, até ao momento, remover mais de 8.000.000 kg (equivalente a 17,8 milhões de libras) dos oceanos e rios em todo o mundo. Em comunicado através das redes sociais, a entidade agradeceu ao seu público pelo esforço colectivo, afirmando: "como organização sem fins lucrativos, são as vossas doações, grandes e pequenas, que tornam isto possível".  

A The Ocean Cleanup foi fundada em 2013 pelo inventor holandês Boyan Slat, que na altura tinha 18 anos. A missão da organização é desenvolver tecnologia e capacidades para remover resíduos plásticos e outros detridos nos mares. A entidade tem-se focado no Great Pacific Garbage Patch, e desenvolveu uma variedade de tecnologias para combater e reverter a poluição oceânica, incluindo o Sistema 03, também conhecido como Josh. 

O website da The Ocean Cleanup explica que "o Sistema 03 consiste numa barreira flutuante com aproximadamente 2,2 km de comprimento, rebocada entre dois navios de movimento lento. Essa barreira suspende uma tela que se estende a quatro metros abaixo da superfície da água, onde a maioria do plástico flutuante é encontrado". Em zonas como o Ballona Creek, em Los Angeles, está a ser utilizado o Interceptor 007, um dispositivo que é projetado para impedir que o lixo chegue sequer a entrar no oceano. 

O trabalho realizado pelo The Ocean Cleanup vem trazer alguns presságios positivos na luta preservação do planeta, mostrando que ainda podem existir soluções. A organização tem o objectivo de remover 90% do plástico flutuante dos oceanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Prazo de concessões portuárias aumenta de 30 para 75 anos

O prazo máximo das concessões portuárias vai aumentar de 30 para 75 anos, anunciou ontem, o secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo E...