quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Salvador Vala é o novo Campeão Nacional de Surf Sub-18.


A praia de Ribeira d’Ilhas foi palco do Ericeira Juniors, a Final do Campeonato Nacional de Surf Esperanças na categoria Sub 18, apresentado pelo Ribeira d’Ilhas Surf & Restaurant Bar.

Esta prova reuniu 32 atletas, provenientes dos 6 Circuitos Regionais 2023 e, ainda, wildcards atribuídos pela Federação Portuguesa de Surf (FPS).

O formato da competição foi ajustado durante as primeiras baterias do dia, o que exigiu o talento máximo dos atletas. Rodrigo Rocha e Martim Fortes, atletas locais, foram as primeiras “vítimas” desta alteração, incapazes de avançar para o round de repescagens. A ausência de alguns atletas da Selecção Nacional, que competiram no ISA World Junior Surfing Games no Rio de Janeiro há cerca de uma semana, também foi notada no início da prova.

Nos quartos-de-final man-on-man, Salvador Vala (Lombos) e João Roque de Pinho (Aqua Carca) destacaram-se, demonstrando performances consistentes e elevando o nível competitivo. Num confronto renhido, Afonso Pinto (Ericeira Surf Clube) caiu perante Salvador Vala, enquanto Mário Leopoldo (PPSC) avançou para as meias-finais eliminando Diogo Bravo (ASCC).

Na fase decisiva, João Roque de Pinho impressionou com a pontuação mais alta de todo o campeonato, enquanto Tiago Stock (Lombos) também se destacou, deixando pelo caminho Santiago Graça (Lombos) e Guilherme Costa (ASCC), respectivamente.

Nas meias-finais, Salvador Vala demonstrou o seu talento ao combinar bem as ondas, eliminando Mário Leopoldo. Na outra bateria desta fase, João Roque de Pinho venceu Tiago Stock, o que lhe garantiu o outro lugar na final.

Na final tão esperada, Salvador Vala enfrentou João Roque de Pinho. Vala começou forte, ao obter duas ondas de 5 e 7 pontos, mantendo João a uma distância que permitiu ao primeiro gerir a final. João Roque de Pinho não desistiu e conquistou uma onda impressionante de 7,75, a mais pontuada da final. No entanto, Salvador Vala assegurou a vitória com um score combinado de 14,15, deixando João Roque de Pinho com 11,75.

A cerimónia de entrega de prémios, realizada no final do evento por Ricardo Ferreira, representante do Ribeira d’Ilhas Surf & Restaurant Bar, o principal patrocinador do evento, celebrou o talento e a dedicação dos surfistas. Troféus da FPS e do Ericeira Surf Clube foram distribuídos, além de prémios das marcas Billabong, Boardculture, Semente e Native Açaí, encerrando assim um emocionante capítulo no cenário do surf juvenil em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sismo de magnitude 3.3 registado a sul de Sines.

O IPMA registou na noite de sexta-feira um sismo de magnitude 3.3 a cerca de quatro quilómetros a sul de Sines. O abalo aconteceu pelas 23:3...