quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

O 1° grande porta-contentores a metanol da Maersk vai para a rota Ásia-Europa


O primeiro de dezoito grandes navios movidos a metanol encomendados pela gigante dinamarquesa de transporte e logística A.P. Moller-Maersk será implantado na rota comercial Ásia-Europa, revelou a empresa.

Em 9 de fevereiro de 2024, o navio a ser lançado em breve, entrará em serviço na cadeia AE7 que conecta a Ásia e a Europa, que inclui escalas em Xangai, Tanjung Pelepas, Colombo e Hamburgo, sendo Ningbo, na China, o seu primeiro destino.

O navio porta-contentores que está sendo construído pela Hyundai Heavy Industries (HHI) na Coreia do Sul tem capacidade nominal de 16.000 contentores (TEU) e está equipado com um motor bicombustível que permite operações com metanol, bem como o biodiesel e combustível convencional. A nova construção foi lançada em outubro de 2023.

A Maersk estabeleceu uma meta de emissões líquidas zero de gases de efeito estufa para 2040 em todo o negócio e também estabeleceu metas tangíveis e ambiciosas de curto prazo para 2030 para garantir um progresso significativo. A empresa garantiu metanol verde suficiente para cobrir a viagem inaugural do navio e continua a trabalhar em soluções de abastecimento 2024-25 para a sua frota de navios movidos a metanol. 

"Implantar o primeiro dos nossos grandes navios movidos a metanol numa das maiores rotas comerciais do mundo, Ásia-Europa, é um marco na nossa jornada em direcção ao nosso objectivo "Net-Zero". Com a capacidade do navio de 16.000 contentores, isso terá um impacto significativo nos esforços dos nossos clientes para descarbonizar as suas cadeias de abastecimento, e estamos ansiosos para introduzir mais navios movidos a metanol neste e em outros negócios durante 2024”, afirmou Karsten Kildahl - Chefe Diretor Comercial da Maersk.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sismo de magnitude 3.3 registado a sul de Sines.

O IPMA registou na noite de sexta-feira um sismo de magnitude 3.3 a cerca de quatro quilómetros a sul de Sines. O abalo aconteceu pelas 23:3...