quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

CMA CGM recebe CMA CGM Bahia de 13.000 TEU movido a GNL


A cerimónia de entrega ocorreu no passado dia 7 de dezembro. O navio tem um comprimento total de 336 metros, largura de 51 metros, profundidade de 26,8 metros, velocidade de serviço projectada de 21 nós e capacidade máxima de carga de 13.200 TEUs.

O porta-contentores adopta um sistema de energia de duplo combustível de GNL e está equipado com um tanque de carga de GNL com um sistema de contenção de carga Mark III de 14.000 metros cúbicos. É equipado com um motor principal CMD-WinGD9X9DF-2.0 da China State Shipbuilding Corporation e uma nova geração de controlo inteligente.

Segundo o construtor naval, o sistema de recirculação de gases de escape (ICER) pode reduzir o deslizamento de metano no modo gás em 50% e reduzir as emissões de gases de efeito estufa em mais de 28%. O navio também possui um enorme deflector de vento na proa, que pode economizar de 2% a 4% no consumo de combustível durante as viagens.

Vários outros dispositivos de economia de energia também estão instalados na popa do navio, o que pode melhorar a eficiência da propulsão da hélice e reduzir o consumo de energia em cerca de 1,5%. O objectivo é reduzir significativamente as emissões de dióxido de carbono. O CMA CGM Bahia irá tornar-se o maior navio porta-contentores bicombustível operando na rota sul-americana, segundo Hudong-Zhonghua.

 Os navios porta-contentores de 13.000 TEU fazem parte do pedido de 2,13 bilhões de euros em navios porta-contentores movidos a GNL e bicombustível da CMA CGM Este navio porta-contentores bicombustível pertence à última geração de navios ecológicos, ambientalmente correctos, eficientes e com economia de energia. Recentemente, Hudong-Zhonghua lançou igualmente o porta-contentores de 13.000 TEU, o CMA CGM Paraty igualmente movido a GNL.

O armador francês regressou aos estaleiros chineses com uma enorme encomenda no valor de 2,84 mil milhões de euros em Abril de 2023, com um contrato com a China State Shipbuilding Corporation (CSSC) para a construção de 16 grandes navios porta-contentores.

 O pedido compreende doze navios porta-contêineres de metanol duplo de 15.000 TEU e quatro navios porta-contentores de GNL de 23.000 TEU de duplo combustível.

 Os negócios fazem parte da agenda de descarbonização da CMA CGM. Há poucos dias, Rodolphe Saadé, Presidente e CEO do Grupo CMA CGM, juntamente com outras grandes empresas do sector, emitiu uma declaração conjunta pedindo uma data final para novas construções movidas exclusivamente a combustíveis fósseis e instando a IMO -- Organização Marítima Internacional a criar as condições regulamentares para acelerar a transição para combustíveis verdes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sismo de magnitude 3.3 registado a sul de Sines.

O IPMA registou na noite de sexta-feira um sismo de magnitude 3.3 a cerca de quatro quilómetros a sul de Sines. O abalo aconteceu pelas 23:3...