sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

MOL emitirá os primeiros "títulos azuis" do mundo no shipping


A principal transportadora do Japão, a MOL -  Mitsui O.S.K. A Lines,  decidiu emitir títulos azuis por meio de uma oferta pública no mercado interno do Japão em Janeiro de 2024.

Os títulos são considerados os primeiros títulos azuis do mundo do transporte marítimo. Os títulos azuis no valor de 10 bilhões de ienes (cerca de 0,064 biliões€ ), terão vencimento de cinco anos, segundo a empresa. 

Os títulos azuis são instrumentos financeiros pioneiros que visam apoiar projectos marinhos e de pesca sustentáveis. Eles seguem as orientações fornecidas pela ICMA - Associação Internacional de Mercados de Capitais e outras organizações. Conforme explicado pela MOL, o Blue Bond Framework desenvolvido para a emissão de títulos garantirá que todos os usos dos rendimentos dos títulos contribuirão para uma economia azul sustentável, e os títulos receberam a classificação mais alta de “Blue1(F)” do Agência de Classificação de Crédito do Japão (JCR) com base na sua expectativa de que terão um impacto ambiental positivo. 

Um título azul é um tipo de título verde emitido para financiar projectos verdes que visam resolver problemas ambientais e é emitido com a utilização de receitas limitadas projectos relacionados com a prevenção da poluição marinha, recursos marinhos sustentáveis, etc. 

A MOL posicionou a sua estratégia ambiental como um elemento-chave do seu plano de gestão do grupo “BLUE ACTION 2035”, estabelecido este ano, e definiu a conservação ambiental marinha e global como uma das suas questões de sustentabilidade. O plano está alinhado com a “Visão Ambiental 2.2 do Grupo MOL”, a estratégia ambiental da empresa em relação à introdução de navios oceânicos com emissões zero e os marcos para atingir as metas de redução da intensidade de emissões de GEE.

A empresa de navegação estabeleceu um total de 650 bilhões de ienes (cerca de 4,18 bilhões€ ) a serem investidos na resolução de questões ambientais durante o período de três anos do ano fiscal deste ano até ao ano fiscal de 2025. Irá angariar fundos através de títulos azuis para financiar estas iniciativas.

A empresa revelou que o Wind Hunter, o navio de emissão zero definitivo, e o Wind Challenger, um navio de carga movido a energia eólica, são exemplos de usos potenciais dos rendimentos dos títulos. A MOL compreende actualmente uma frota de cerca de 800 navios.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sismo de magnitude 3.3 registado a sul de Sines.

O IPMA registou na noite de sexta-feira um sismo de magnitude 3.3 a cerca de quatro quilómetros a sul de Sines. O abalo aconteceu pelas 23:3...