quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Desvios do Mar Vermelho irão aumentar os tempos de trânsito em 30%


Se todas as rotas de transporte de contentores ao longo do Mar Vermelho fizerem desvios em torno do Cabo da Boa Esperança, os tempos de trânsito poderão aumentar 30%, de acordo com o relatório da consultora Linerlytica. 

As três principais operadoras de linha de Taiwan, Evergreen Marine Corporation, Yang Ming Marine Transport e Wan Hai Lines, emitiram avisos aos clientes em 18 de dezembro, dizendo que estão juntando-se aos seus pares na suspensão dos embarques para Israel e na transferência dos trânsitos do Mar Vermelho para o Cabo da Boa Esperança. 

Os proprietários de navios, preocupados com os ataques cada vez mais frequentes de mísseis contra todos os tipos de navios no Mar Vermelho, por parte dos rebeldes Houthi, sentiram-se obrigados a afastar os seus navios da área. 

A Linerlytica opinou que mais navios não ligados a Israel poderiam juntar-se ao êxodo do Mar Vermelho depois que Maersk, MSC, CMA CGM, Hapag-Lloyd e HMM anunciaram na semana passada que interromperiam as viagens de seus navios no Mar Vermelho. A rota alternativa através do Cabo aumentaria o tempo de trânsito de ida e volta em três a cinco semanas, com os navios para o Mediterrâneo Oriental a terem de fazer os desvios mais longos.

Nas últimas três semanas, 42 navios ligados a Israel foram desviados do Canal de Suez, de acordo com a Linerlytica. Vinte destes navios nas rotas Ásia-Mediterrâneo e Ásia-Norte da Europa farão um desvio ao redor do Cabo da Boa Esperança, enquanto outros 22 navios foram transferidos para outros tráfegos que evitam o Mar Vermelho. Existem actualmente 8,25 milhões de TEU de navios porta-contentores na rota do Suez, o que representa 9,3% da frota global.

A Linerlytica disse: “Se todos estes navios fossem forçados a desviar da rota de Suez para a rota do Cabo, isso aumentaria a procura global de milhas TEU em pelo menos 2,5 milhões de TEU, o que equivale a 9% da frota global actual. O impacto será maior se a velocidade dos navios não for aumentada para minimizar os atrasos no cronograma.”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Prazo de concessões portuárias aumenta de 30 para 75 anos

O prazo máximo das concessões portuárias vai aumentar de 30 para 75 anos, anunciou ontem, o secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo E...