quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Navios da ZIM banidos da Malásia enquanto a guerra se arrasta.


Todos os porta-contentores da ZIM estão proibidos de fazer escala nos portos da Malásia a partir de 20 de dezembro, quando o país  anunciou uma proibição geral de todos os navios com bandeira de Israel. 

Aludindo à guerra de Gaza, o Primeiro-Ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, que também Ministro das Finanças, afirmou: “Estas restrições são uma resposta às acções de Israel que ignoram os princípios humanitários básicos e violam o direito internacional através de massacres e atrocidades contínuos contra os palestinos”. 

O primeiro-ministro disse que o governo está certo de que o boicote não afectará as actividades comerciais da Malásia. Desde 2005, os navios da ZIM foram autorizados a fazer escala na Malásia, depois de uma proibição de décadas ter sido imposta. Anwar disse que a aprovação anterior do Gabinete foi revogada.

A Malásia, aliada de longa data da Palestina, não tem laços diplomáticos com Israel. Anwar recusou-se a ceder à pressão ocidental para que a Malásia cortasse relações com o Hamas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Prazo de concessões portuárias aumenta de 30 para 75 anos

O prazo máximo das concessões portuárias vai aumentar de 30 para 75 anos, anunciou ontem, o secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo E...