Prevê-se que a indústria de transporte de contentores enfrente uma procura persistentemente reduzida e um excesso de oferta, potencialmente levando a uma concorrência mais acirrada, a uma maior redução dos lucros e a uma possível consolidação do mercado em 2024.
"Embora a fiabilidade dos horários esteja a melhorar, desafios persistentes permanecem. Espera-se que as viagens em branco aumentem em resposta à volatilidade do mercado, enquanto a disponibilidade desequilibrada de contentores, impulsionada por crises económicas, pode continuar em certas regiões", afirma a Container xChange no seu relatório intitulado 2023 Shipping Industry Trends and Future of Shipping in 2024.
O Shipping enfrenta o risco de excesso de oferta em 2024, uma vez que as entregas deverão aumentar para 2,95 milhões de TEUs, acrescentou o relatório. O aumento nas entregas, incluindo Megamaxes e Neopanamaxes, pode levar a uma concorrência intensa, lucros reduzidos e potenciais fusões e aquisições. “As transportadoras, especialmente na América do Norte, estão a navegar num equilíbrio delicado entre a procura impulsionada pelo governo e o aumento das taxas de juro.
O excesso de encomendas de navios durante o boom económico pode criar excesso de capacidade, transformando os lucros de 2023 em perdas de 2024. Prevê-se que o sector enfrente desafios restaurar o equilíbrio da oferta e da procura até 2026."
Sem comentários:
Enviar um comentário