segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

BP e Evergreen suspendem tráfego no Canal de Suez


Algumas das maiores empresas de carga e petróleo do mundo vão anunciando, com o passar dos dias, da suspensão no envio de mercadorias pelo Canal de Suez, no Egipto, uma das principais rotas marítimas do mundo, após ataques a navios que passavam na região.

No sector contentorizado, a Evergreen juntou-se à MSC, Maersk, CMA CGM e Hapag Llyod nesta suspensão da passagem dos porta-contentores.

A BP afirmou que fará uma pausa no envio de todos os carregamentos de petróleo que passam por Suez, por conta da "situação de segurança em deterioração". 

Aberto em 1859, Suez é o caminho marítimo mais rápido entre Europa e Ásia, e uma das rotas mais importantes do mundo. Ele liga o Mediterrâneo ao Mar Vermelho. Sem passar por Suez, a alternativa é contornar todo o continente africano, o que aumenta o tempo de entrega e os custos de viagem.

O Iémen, que vive uma guerra civil desde 2014, fica perto do mar Vermelho, o que torna a região vulnerável a ataques. As acções contra os navios estão sendo feitos por rebeldes houtis, que lutam contra o governo do Iémen e apoiam o grupo palestino Hamas. Em 2022, houve um cessar-fogo, mas as negociações para o fim do conflito ainda estão em andamento.

Nas últimas semanas, os houtis têm utilizado drones e mísseis para tentar atacar navios que passam pela região e que estariam transportando abastecimentos a Israel, que iniciou uma guerra contra o Hamas, na Faixa de Gaza, após ser alvo de ataques terroristas, em outubro. Os houtis recebem apoio do Irão.

De acordo com informação das Forças de Segurança de Israel, já houve mais de 70 ataques aos navios. Quase todos foram interceptados por sistemas de defesa áerea, operados por Israel, Arábia Saudita, Estados Unidos e França.

Sem comentários:

Enviar um comentário

SE das Infraestruturas marca presença na Porto Maritime Week

O Secretário de Estado das Infraestruturas, Nuno Espírito Santo, vai presidir à sessão de abertura da Porto Maritime Week, no próximo dia 23...