terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Autorizado em Espanha a "grande sombra" do Porto de Sines.

 

Em Espanha foi aprovado em Conselho de Ministros o concurso para as obras de construção do cais de contentores do Terminal Norte do porto de Valência num “no valor estimado de 656,7 milhões€ (IVA não incluído)”, segundo fonte governamental, daquele que é considerado o 4° Porto do Top 10 Europeu.
O Ministério afirmou que: “este é um terminal com capacidade de 5 milhões de teus”, que se soma aos actuais 7,5 milhões de capacidade que a zona portuária tem. Salientou que o futuro terminal será “totalmente electrificado com energia 100% renovável”, além de uma área de armazenamento “totalmente automática” e um terminal ferroviário adjacente de 6 vias com 1.000 metros de comprimento, “que será o maior em tamanho na Espanha".

No fim, ficará um novo terminal público de contentores “inovador, flexível e sustentável” , que permitirá operar os maiores navios de última geração (navios porta-contentores Megamax de até 430 metros de comprimento).

O projecto terá um investimento total superior a 1,6 mil milhões €. A Autoridade Portuária de Valência "será responsável pela construção das infra-estruturas básicas - dragagem, cais e enchimento consolidado -, enquanto a empresa TIL - Terminal Investiment Limited da Companhia Marítima MSC - Mediterranean Shipping Company, "investirá na superestrutura, instalações e material circulante ."

A TIL, que é o braço da MSC para o negócio dos terminais de contentores, que também está presente no Terminal XXI em Sines, reforça assim a aposta em Espanha.

Sempre considerado por alguns analistas com uma potencial sombra para o Porto de Sines, principalmente no que concerne ao Transhipment, chega finalmente ao início do arranque das decisões, após um ano de bloqueio, para uma expansão necessária não só pela saturação do próprio terminal, bem como por outras necessidades da região.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Prazo de concessões portuárias aumenta de 30 para 75 anos

O prazo máximo das concessões portuárias vai aumentar de 30 para 75 anos, anunciou ontem, o secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo E...