terça-feira, 19 de dezembro de 2023

AGEPOR afirma "desapontamento" com calendário de greves dos pilotos.


A Direcção Nacional da AGEPOR - Associação dos Agentes de Navegação de Portugal, emitiu um comunicado sobre a actual situação da greve dos pilotos:

"Passado algum tempo após as greves da pilotagem que, com prejuízo do Sector, marcaram o mês de Novembro, entende a AGEPOR como necessário afirmar o seu enorme desapontamento por, com excepção do ocorrido na primeira semana, se ter mantido o calendário das greves ao longo do mês.

A AGEPOR sabe que a coragem e a solidariedade fazem parte intrínseca das virtudes dos Homens ligados ao Mar. Infelizmente não foi desta vez o caso.

Coragem teria sido os pilotos assumirem que sem interlocutor não valia a pena continuar com a greve. Fingir que lutavam com quem já todos sabiam "ter deixado de existir" é algo que nãodeve deixar grande orgulho, até porque desta forma, como sabem, prejudicaram todo o Sector.

Solidariedade teria sido pensar naqueles com quem trabalham, e no bem do Sector, que investe arduamente para atrair navios, carga e passageiros aos portos portugueses e que viramos seus esforços, e a sua vida, prejudicados pela manutenção de uma luta, afinal contra 'ninguém'.

Após os danos de Novembro a AGEPOR espera que os pilotos saibam agora esperar pelo novo Governo para voltarem ao diálogo na prossecução dos seus objetivos. Esse será, no nosso entender, o momento certo. Essa será, no nosso entender, a forma certa. Outra coisa seria novamente uma falta de solidariedade para com todos os colegas que com eles trabalham para o bem dos portos portugueses.

A AGEPOR, como é seu costume, procurará contribuir para a paz social e para as soluções justas e equilibradas. A bem dos portos, a bem da atividade marítima, a bem do País."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Prazo de concessões portuárias aumenta de 30 para 75 anos

O prazo máximo das concessões portuárias vai aumentar de 30 para 75 anos, anunciou ontem, o secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo E...