terça-feira, 28 de novembro de 2023

O maior navio de cruzeiro do mundo é entregue à Royal Caribbean

 


O maior navio de cruzeiro do mundo, o Icon of the Seas, foi entregue aos seus proprietários, o Grupo Royal Caribbean, durante uma cerimónia realizada no estaleiro Meyer Turku, na Finlândia. A companhia de cruzeiros destaca que o enorme navio, o primeiro de três encomendados, é o produto de sete anos de design e quase dois anos e meio de trabalho para tornar-se realidade. Agora começa os últimos dois meses de preparação e prévias antes da sua primeira viagem comercial no final de janeiro de 2024, de Miami ao Caribe.

Após a cerimonia de entrega, o navio deverá partir no meio da semana, navegando primeiro para Cádiz, na Espanha. Lá passará pelos seus últimos ajustes e retoques finais. A linha de cruzeiros não divulgou a programação, mas espera-se que chegue à Flórida em meados de janeiro.

Classificados pela DNV, eles reflectem a sua arqueação bruta de 248.663 nos primeiros certificados datados de hoje, tornando-o um pouco menor do que as 250.800 toneladas brutas que a Royal Caribbean vem promovendo, mas ainda aproximadamente 5% maior do que o actual maior navio da linha de cruzeiros, o Wonder of the Seas, e o maior navio de cruzeiro do mundo. 

O primeiro da nova classe, o Icon of the Seas tem 2.805 cabines de passageiros que, segundo a empresa de cruzeiros, proporcionam uma ocupação normal de 5.610 passageiros e uma capacidade máxima de passageiros de 7.600. Com uma tripulação adicional de 2.350 pessoas, ela transportará cerca de 10.000 pessoas quando estiver lotada.

“Dar as boas-vindas ao Icon of the Seas à família Royal Caribbean é uma conquista notável que vem sendo realizada há anos para milhares de inovadores, engenheiros, arquitectos e designers”, disse Michael Bayley, presidente e CEO da Royal Caribbean International. “Há sete anos tivemos a ideia ambiciosa de criar as primeiras férias verdadeiramente feitas para todo tipo de família e aventureiro; agora está nas nossas mãos e nesta recta final daremos vida a tudo isso para a maior estreia da nossa história em janeiro de 2024.”

A Royal Caribbean fez o pedido original de dois navios com Meyer Turku em maio de 2017, com início da montagem do primeiro navio em janeiro de 2022. Quase um ano atrás, o Icon of the Seas saiu da doca seca e realizou dois conjuntos de testes no mar, primeiro em junho e depois no final de outubro. Ficou no mar por oito dias, retornando ao estaleiro a 6 de novembro, após centenas de testes, incluindo velocidade, ruído e vibração. Também testaram e ajustaram os principais motores e sistemas de automação.

É o primeiro navio de cruzeiro movido a GNL da Royal Caribbean International e o segundo do grupo, que segue o Carnival's Aida, Carnival Cruise Line, Costa e P&O, bem como a MSC Cruises e a Disney na adopção de GNL para navios de grande porte. O navio também possui uma usina de transformação de resíduos em energia, sistema de captura de calor, célula de combustível e lubrificação a ar para o casco. Também está pronto para energia em terra para os portos que terão energia disponível. A Royal Caribbean destaca que ele excede o padrão da IMO, sendo 24% mais eficiente em termos energéticos e o navio de cruzeiro mais eficiente do grupo.

Como todos os navios de cruzeiro modernos, ele vem com uma série de superlativos em suas comodidades, incluindo 40 locais para comidas e bebidas, quatro palcos de entretenimento, sete piscinas e seis toboáguas. Ela expande os designs anteriores da classe Oasis que a Royal Caribbean introduziu pela primeira vez em 2008 e agora tem o que a linha de cruzeiros chama de oito bairros que vão desde comodidades para crianças e famílias até entretenimento, um parque ao ar livre e uma área de suítes exclusiva.

A construção incluiu várias realizações únicas. Acima da ponte, as áreas de passageiros apresentam a maior estrutura de vidro e aço, conhecida como AquaDome, já levantada em um navio de cruzeiro. É um local de entretenimento com restaurante e bar, além de teatro para show aquático e barcos em uma cachoeira de 55 pés de altura.

Já começou a montagem do próximo navio da classe, o Star of the Seas, com lançamento previsto para o verão de 2025. O terceiro irmão tem entrega prevista para 2026.

Sem comentários:

Enviar um comentário

FNSTP e Fesmar com a conferência "ESG e o Trabalho Marítimo-Portuário"

"ESG e o Trabalho Marítimo-Portuário" é um estudo conjunto da FESMAR - Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores do Mar e a FNSTP...