terça-feira, 28 de novembro de 2023

Maersk: Grande acordo de compra de metanol verde com a chinesa Goldwind


A Maersk assinou o que a empresa chama de um "acordo marcante" para a compra de metanol verde combustível da China para a sua frota. 

É a mais recente de uma série de medidas que a transportadora tomou ao longo dos últimos anos para construir uma cadeia de abastecimento global de combustível verde, enquanto se prepara para lançar a sua primeira classe de navios porta-contentores de metanol com duplo combustível e está a explorar a conversão de navios existentes para o combustível.

A Maersk celebrou um acordo com a chinesa Goldwind, uma empresa lançada em 1998 com foco na energia eólica e na expansão para uma gama mais ampla de energia verde. As empresas consideram o acordo que fornecerá à Maersk cerca de 500.000 toneladas métricas de metanol verde anualmente como “o primeiro acordo de fornecimento de metanol verde em grande escala para a indústria naval global”.

“Estamos encorajados pelo acordo porque a sua escala e preço confirmam a nossa visão de que o metanol verde é actualmente a solução de baixas emissões mais viável para o transporte marítimo que pode causar um impacto significativo nesta década”, disse Rabab Raafat Boulos, Director de Infraestrutura da AP Moller - Maersk.

Ambas as empresas estão posicionando o acordo como um marco que confirma ainda mais o papel emergente do metanol verde como o principal combustível alternativo para a indústria naval. A Maersk introduziu o primeiro porta-contentores operando com metanol neste outono e tem 24 navios de metanol adicionais encomendados para entrega entre 2024 e 2027. A empresa afirma que tem uma política de encomendar apenas navios novos e próprios que venham com uma opção de combustível verde.

Quando a transportadora encomendou os primeiros navios de metanol, disse que um dos maiores desafios seria construir a cadeia de abastecimento para apoiar as operações do navio. A empresa afirma agora que os volumes recordes deste e de outros acordos de fornecimento podem impulsionar anualmente mais da metade da capacidade de metanol que a Maersk tem actualmente encomendada.

A HD Hyundai lançou o primeiro dos grandes navios porta-contentores de metanol e duplo combustível da Maersk a 6 de outubro na Coreia do Sul. As embarcações terão aproximadamente 1.150 pés de comprimento e uma boca de quase 176 pés. Os primeiros navios terão capacidade para 16,2 mil TEU.

O acordo de compra com a Goldwind prevê volumes que serão uma mistura combinada de biometanol verde e metanol electrónico, todos produzidos utilizando energia eólica numa nova unidade de produção em Hinggan League, no nordeste da China. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porto de Setúbal recebe 1ª escala do navio Ro-Ro "CMA CGM Silverstone"

Foi no passado de 15 de Setembro, que o Porto de Setúbal acolheu a 1ª escala do navio Ro-Ro "CMA CGM Silverstone", gerido pelo arm...