A Comissão Europeia adoptou um roteiro abrangente da UE para intensificar os esforços para combater o tráfico de drogas e as redes criminosas nos portos europeus.
Reconhecendo o comércio de drogas como uma grande ameaça à segurança, o roteiro baseia-se nas iniciativas existentes para combater o problema. As redes criminosas envolvidas no tráfico de drogas tornaram-se maiores e mais sofisticadas. Em 2021, foram apreendidas na União Europeia um número recorde de 303 toneladas de cocaína, realçando a urgência de resolver esta questão. Para enfrentar estas ameaças colectivamente, a Comissão propõe acções prioritárias e medidas a longo prazo delineadas no Roteiro, para aprovação pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho.
Os resultados recentes demonstram a resposta eficaz da UE na luta contra as redes criminosas. No entanto, dada a natureza evolutiva das actividades criminosas a nível mundial, é crucial adaptar e reforçar a resposta coletiva da UE. O Roteiro centra-se na criação de uma nova Aliança Europeia de Portos para reforçar a segurança portuária, no desmantelamento de redes criminosas de alto risco através de investigações financeiras e digitais, na prevenção do crime organizado através do intercâmbio de melhores práticas e na melhoria da segurança pública, e no reforço da cooperação com parceiros internacionais através do intercâmbio de informações e de iniciativas conjuntas. operações.
Para garantir uma implementação eficaz, a Comissão compromete-se a trabalhar em estreita colaboração com os Estados-Membros, as agências e os organismos da UE, e insta o Parlamento Europeu e o Conselho a adotarem diretivas e pacotes legislativos essenciais relacionados com o confisco e a recuperação de bens, a luta contra o branqueamento de capitais e o combate ao branqueamento de capitais. corrupção pelo direito penal.
Sem comentários:
Enviar um comentário