Os avanços na descarbonização nos transportes marítimos continua, e as novidades desta vez, chegam do Japão.
Receberam recentemente a aprovação do projecto para o layout proposto do tanque de combustível e do sistema de propulsão para um navio de carga multifuncional movido a hidrogénio. O projecto de demonstração espera concluir a construção de um navio movido a hidrogénio de 17.500 dwt em aproximadamente três anos.
A NK (Nippon Kaiji Kyokai) emitiu agora o que eles chamam de primeira certificação AiP do mundo para um navio equipado com um motor movido a hidrogénio de dois tempos e baixa velocidade para a sua propulsão principal. Os organizadores do projecto destacam que os motores de dois tempos são amplamente utilizados na indústria comercial e proporcionam algumas das operações mais práticas e económicas.
O projeto anunciou em maio de 2023 que testou com sucesso a injecção de combustível de hidrogenio para um motor de dois tempos de baixa velocidade. Agora esperam instalar o primeiro motor desenvolvido pela J-ENG usando os sistemas da Kawasaki a bordo de uma embarcação no ano fiscal de 2026. As viagens de demonstração da embarcação estão programadas para começar no ano fiscal de 2027.
O Estaleiro Onomichi assumirá a liderança e será responsável pela construção da embarcação movida a hidrogênio. A MOL e a MOL Drybulk serão proprietárias do navio de demonstração e serão responsáveis por suas operações.
Sem comentários:
Enviar um comentário